segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pânico

título original: Scream
gênero: Terror
duração: 111min
ano de lançamento: 1996
direção: Wes Craven
roteiro:  Kevin Williamson

Nos anos 90, os filmes de terror envolvendo assassinos em séries estavam desgastados. Depois de inúmeras sequencias de obras como “Halloween” e “Sexta-Feira 13”, as regras dos roteiros do gênero tornaram-se claras para os espectadores. Ser previsível é um problema grave para filmes que desejam ser assustadores. Afinal, o medo vem justo do que é desconhecido ou inesperado. É isso que torna “Pânico” tão brilhante. Numa espécie de autoparódia, o diretor Wes Craven (“A Hora do Pesadelo”) crítica e evidencia todos esses clichês sem abrir mão deles. E o que é mais interessante: funciona.  
“Pânico” revitalizou o estilo terror adolescente e, assim como os filmes que serviram de inspiração para diversas referências, se tornou um clássico. Na trama escrita por Kevin Willianson, um novo serial killer está imitando famosos assassinos do cinema e matando jovens como nos filmes, criando trabalho para a polícia local e assustando os estudantes do colégio da cidade. 

Apesar de prestar homenagem aos filmes de terror, “Pânico” é mais voltado para a criação de um clima de suspense e humor irônico do que para violência e sustos. A obra consegue envolver o público nessa proposta de diálogos inteligentes e momentos tensos desde a incrível sequencia de abertura. O elenco foi muito bem escolhido para dar um toque humano e ao mesmo tempo caricato para os personagens, que satirizam os estereótipos que eles mesmos representam.

Classificação: ÓTIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário