terça-feira, 7 de julho de 2015

A Casa Amaldiçoada

título original: The Haunting House
gênero: Terror
duração: 113min
ano de lançamento: 1999
direção: Jan De Bont
roteiro:  David Self

Filmes de terror geralmente têm como objetivo assustar e prender a atenção do público. Tendo essa ideia em mente, “A Casa Amaldiçoada” até parte de uma premissa interessante. Um grupo de três pessoas que tem a insônia como ponto em comum é levado a uma casa macabra onde acreditam estar fazendo parte de uma experiência sobre a falta de sono. O que eles não sabem é que, na verdade, trata-se de um experimento para avaliar as reações que todos temos quando estamos amedrontados. 
Com uma boa apresentação da protagonista, que carrega uma história dramática e não aparenta ser mero artificio do roteiro, o filme dá mostras de que pode proporcionar momentos razoáveis de tensão psicológica. Mas tudo fica na promessa, e muito longe de se concretizar realmente. Sem nunca ser transformada em algo produtivo, a ideia inicial se desgasta muito rapidamente.  Quando a trama adquire caráter sobrenatural, é aí que o diretor Jan de Bont se perde completamente.
Os elementos são jogados na trama de forma tão aleatória, sem que o espectador entenda o porquê de cada cena, que se torna impossível se envolver com a história. Os muitos furos no roteiro, que chegam a ser engraçados, apenas colaboram para aumentar a sensação de incredulidade que é a única reação provocada pela obra. 
O texto é tão risível que fica até difícil cobrar boas interpretações. Portanto, a atuação de astros como Catherine Zeta-Jones e Owen Wilson é pífia. Mesmo assim, é impossível não ressaltar negativamente o desempenho de Lili Taylor, que apesar de ser uma atriz premiada se deixou levar pelas circunstâncias desfavoráveis. Taylor até começa bem, mas perde-se completamente ao retratar o quadro psicológico problemático da personagem principal. 
Apesar de todos os esforços para a construção de um cenário assustador, mesmo a direção de arte é desprovida de qualquer emoção.

Classificação: LIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário