sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A Colina Escarlate

título original:  Crimson Peak
gênero: Terror
duração: 119 min
ano de lançamento: 2015
direção: Guillermo Del Toro
roteiro: Guillermo Del Toro, Matthew Robins

A primeira meia-hora de "A Colina Escarlate" condiz com que se espera de um filme com a marca Guillermo Del Toro: um apelo estético que não traz apenas uma beleza gratuita, mas nos situa em um universo visual interessante e personalizado. É uma pena que a trama que, embora manjada apresente algum potencial, não demore a se perder na falta de conteúdo. O roteiro acompanha  a escritora Edith Cushing que, apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe, muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe, a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith.
Apesar do clima de terror estabelecido com efeitos sonoros bem administrados que oscilam entre o suave e angustiante, e com imagens que ora encantam mas às vezes são profundamente incômodas, o filme se aproxima mais de um romance com toques poéticos e personagens que seguem padrões conhecidos do gênero, ainda mais para os aficcionados por arte e literatura. O elenco não empresta maior complexidade a esses papéis em uma história que segue lógica, em determinados momentos, previsível. Assim, Mia Wasikowska interpreta a mocinha forte, inteligente e ingênua enquanto Tom Hiddleston faz às vezes do galã misterioso. O mais interessante que conseguimos extrair daí, além de referências literárias como a Arthur Conan Doyle, é uma crítica ao sexismo presente no universo literário da época. 
No mais, o que nos resta é aproveitar os méritos artísticos que a produção tem a oferecer. Impecável da maquiagem às cenas de valsa, com transições elegantes entre as cenas, "A Colina Escarlate" é coerente na trilha sonora impactante, mas sutil e sem afetações, e acerta no jogo de luz e sombra nos momentos de tensão entre os personagens.

Classificação: REGULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário