sábado, 5 de dezembro de 2015

À Beira Mar

título original:  By The Sea
gênero: Drama
duração: 132 min
ano de lançamento: 2015
direção: Angelina Jolie
roteiro: Angelina Jolie

Com Angelina Jolie e Brad Pitt atuando juntos primeira vez desde 2005, quando foi lançado "Sr. e Sra. Smith", "À Beira Mar" é uma produção completamente diferente do filme que uniu o casal mais famoso de Hollywood. Exercendo também as funções de diretora e roteirista, Jolie aproveita a maior liberdade para criar um projeto mais artístico e que, excetuando-se a presença dos astros, pouco tem de apelo comercial. É a história situada nos anos 70 de uma ex-bailarina e um escritor com bloqueio criativo em crise no casamento que vão passar um tempo numa pequena cidade francesa. O drama do casal vai desenrolando à medida que eles conhecem e passam a observar, através de um buraco na parede, um jovem casal que transmite em sua relação uma imagem que os dois desejavam para o próprio relacionamento.
Jolie mostra grande amadurecimento na condução desse drama psicológico intenso e arranca interpretações marcantes de si mesma e Brad Pitt. Vanessa, sua personagem, tem temperamento autodestrutivo que prejudica suas relações com as outras pessoas e a empurra para um ciclo vicioso de sofrimento, transformando situações comuns em episódios pesados e dramáticos. Artisticamente impecável, "À Beira Mar" apresenta fotografia, figurinos e cenários dos anos 70 trabalhados com perfeição na trama. O que impede o filme de se tornar uma obra-prima é o roteiro superficial no desenrolar da trama. Embora apresente uma explicação coerente para a situação apresentada, Jolie aposta mais do que devia no desfecho para conferir sentido à dramaticidade do quadro evidenciado. 

Classificação: BOM

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A Colina Escarlate

título original:  Crimson Peak
gênero: Terror
duração: 119 min
ano de lançamento: 2015
direção: Guillermo Del Toro
roteiro: Guillermo Del Toro, Matthew Robins

A primeira meia-hora de "A Colina Escarlate" condiz com que se espera de um filme com a marca Guillermo Del Toro: um apelo estético que não traz apenas uma beleza gratuita, mas nos situa em um universo visual interessante e personalizado. É uma pena que a trama que, embora manjada apresente algum potencial, não demore a se perder na falta de conteúdo. O roteiro acompanha  a escritora Edith Cushing que, apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe, muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe, a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith.
Apesar do clima de terror estabelecido com efeitos sonoros bem administrados que oscilam entre o suave e angustiante, e com imagens que ora encantam mas às vezes são profundamente incômodas, o filme se aproxima mais de um romance com toques poéticos e personagens que seguem padrões conhecidos do gênero, ainda mais para os aficcionados por arte e literatura. O elenco não empresta maior complexidade a esses papéis em uma história que segue lógica, em determinados momentos, previsível. Assim, Mia Wasikowska interpreta a mocinha forte, inteligente e ingênua enquanto Tom Hiddleston faz às vezes do galã misterioso. O mais interessante que conseguimos extrair daí, além de referências literárias como a Arthur Conan Doyle, é uma crítica ao sexismo presente no universo literário da época. 
No mais, o que nos resta é aproveitar os méritos artísticos que a produção tem a oferecer. Impecável da maquiagem às cenas de valsa, com transições elegantes entre as cenas, "A Colina Escarlate" é coerente na trilha sonora impactante, mas sutil e sem afetações, e acerta no jogo de luz e sombra nos momentos de tensão entre os personagens.

Classificação: REGULAR

domingo, 15 de novembro de 2015

Uma Cinderella em Roma

título original:  Cenerentola
gênero: Romance
duração: 180 min
ano de lançamento: 2011
direção: Luca Bernabei
roteiro: Agatha Dominik, Enrico Medioli, Lea Tafuri

“Uma Cinderella em Roma” surpreende ao utilizar a espinha dorsal do clássico conto de fadas em uma trama inédita. A minissérie apresenta união charmosa e envolvente de drama e romance numa trama situada na Roma pós-guerra. Após a morte do pai, uma jovem pianista torna-se empregada no hotel gerenciado pela madrasta, o que a impede de continuar investindo em seu talento. Ao reencontrar o príncipe por quem se apaixonou na infância, dificuldades e revelações surgem em um enredo bem construído que traz algumas surpresas nas relações entre os personagens e vai muito além de uma simples história de amor. Com reconstituição de época e elenco competentes, a obra encanta. “Uma Cinderella em Roma” prova que é possível acrescentar frescor a uma história recontada muitas vezes, e se sobressai em relação às releituras mais comerciais.

Classificação: ÓTIMO

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pronta Para Amar

título original:  A Little Bittle of Heaven
gênero: Drama
duração: 106 min
ano de lançamento: 2011
direção: Nicole Kassell
roteiro: Gren Wells

Marley descobre que está entre a vida e a morte por causa de um câncer. Em meio a sua luta, ela conhece Julian, um rapaz por quem se apaixona. Neste momento decisivo da sua vida, ela percebe que sente mais medo de amar do que de morrer.
"Pronta para Amar" é um filme sensível ao abordar a descoberta de um câncer terminal de forma delicada. Sem apelar para o melodrama, é uma obra terna que emociona com momentos bonitos e tocantes. Kate Hudson está muito bem no papel principal e percorre um belo arco dramático em que a protagonista aprende a ter gratidão pelas coisas e pessoas ao redor e a valorizar o essencial, e não o circustancial. As rápidas aparições de Whoopi Goldberg interpretando Deus também merecem destaque.

Classificação: BOM

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Um Senhor Estagiário

título original:  The Intern
gênero: Comédia
duração: 121 min
ano de lançamento: 2015
direção: Nancy Meyers
roteiro: Nancy Meyers

Aos 70 e tantos anos, Bem está viúvo e percebe que a aposentadoria não é lá aquilo que esperava. Aparece uma oportunidade e ele acaba se tornando um estagiário em uma revista de moda online. Será que o "velho" Ben conseguirá se adaptar ao novo emprego?
É um filme divertido e envolvente, beneficiado pelo talento de Anne Hathaway e Robert De Niro. Os dois atores de peso, além de capricharem em suas composições individuais, revelam-se uma dupla de primeiro nível, mostrando perfeita sintonia em cena. A diretora Nancy Meyers, especialista em obras leves e interessantes, confere charme a esta produção despretensiosa, mas que faz que faz pensar sobre os temas retratados. O sexismo, tanto nas empresas quanto na sociedade em geral, é um dos assuntos abordados, assim como a tendência de não reconhecer o valor e a experiência das pessoas mais velhas.

Classificação: ÓTIMO

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Espiã que Sabia de Menos

título original:  Spy
gênero: Comédia
duração: 120 min
ano de lançamento: 2015
direção: Paul Feig
roteiro: Paul Feig

Susan Cooper é uma despretensiosa analista de base da CIA, e heroína não reconhecida por trás das missões mais perigosas da Agência. Mas quando seu parceiro sai da jogada, e outro agente fica comprometido, Susan se voluntaria para se infiltrar no mundo de um traficante de armas mortais e evitar um desastre global.
Essa divertida comédia que satiriza os filmes de espionagem é uma produção moldada ao jeito de fazer humor de Melissa McCarthy. A atriz está impagável e muito à vontade no papel principal. O ótimo elenco de apoio cria uma galeria de coadjuvantes interessantes e divertidos que, assim como a personagem principal, constroem vínculo com o espectador. Ainda que as piadas incessantes e os rumos imprevisíveis do enredo envolvam, a obra seria mais eficaz caso contasse com menor tempo de projeção.

Classificação: BOM

Refém do Espírito

título original:  100 Feet
gênero: Terror
duração: 105min
ano de lançamento: 2008
direção: Eric Red
roteiro: Eric Red

Ainda que em legítima defesa, Marnie Watson é sentenciada por matar o marido, mas recebe liberdade condicional sob a condição de usar uma tornozeleira eletrônica. O parceiro de seu marido – que era um violento policial em Nova York – fica de tocaia na frente da casa, esperando que ela viole as regras e volte para trás das grades. Marnie não tarda a descobrir que carregar um rastreador na perna será o menor de seus problemas; o falecido marido é agora um fantasma que permaneceu na casa.
Refém do Espírito é um filme indeciso: ora opta pela construção de uma atmosfera lenta para provocar agonia e suspense, ora apela para o sobrenatural violento e agressivo. Ao conduzir a trama dessa maneira, o diretor e roteirista Eric Red não consegue atingir seus objetivos de envolver e assustar. Trata-se de um filme lento, raso e repetitivo durante as menos de duas horas de duração. Nem os esforços de Famke Jenssen conseguem imprimir maior profundidade à obra. Mesmo algumas opções de fotografia, trilha sonora e roteiro não escapam do lugar comum

Classificação: RUIM

domingo, 4 de outubro de 2015

Pixels

título original:  Pixels
gênero: Comédia
duração: 105min
ano de lançamento: 2015
direção: Chris Columbus
roteiro: Tim Herlihy, Timothy Dowling, Adam Sandler

Na trama de "Pixels", especialistas em jogos de vídeo game são recrutados pelo exército para lutar contra personagens da era de jogos dos anos 80 que atacaram Nova York.
Despretensioso e com toques de humor ingênuo, “Pixels” é um filme bobinho, mas cumpre o objetivo de entreter. Mesmo sem provocar gargalhadas, a obra revela-se um passatempo razoável ao combinar ação, aventura, comédia e um pouco de romance. O elenco mostra-se simpático na composição dos personagens. Adam Sandler surpreende com um desempenho mais contido que o habitual, perfeitamente adequado ao papel. A trilha sonora favorece o clima alegre da produção. 

Classificação: REGULAR

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Que Horas Ela Volta?

título original:  Que Horas Ela Volta?
gênero: Drama
duração: 114min
ano de lançamento: 2015
direção: Anna Muylaert
roteiro: Anna Muylaert

"Que Horas Ela Volta?" conta a história de Val, uma mãe que deixa a filha no interior de Pernambuco para se tornar babá em São Paulo. Depois de alguns anos, a menina se muda para morar com a mãe na capital paulista, mas a situação se complica quando as duas deixam de seguir o protocolo imposto aos empregados.
A trama de Que Horas Ela Volta, representante do Brasil no Oscar 2016, trata de situações rotineiras, mas consegue ser profundamente realista e impactante. Ao abordar nuances do relacionamento humano, focando nas regras tácitas do relacionamento entre patrões e empregados, a cineasta Anna Muylaert revela as máscaras que imperam nessas relações. Assim, tira o espectador de sua zona de conforto e o leva à reflexão. Regina Casé, em performance amplamente premiada mundo afora, está mesmo muito bem, em um papel típico da atriz.

Classificação: ÓTIMO

sábado, 12 de setembro de 2015

Jogada de Mestre

título original:  Kidnapping Mr. Heineken
gênero: Ação
duração: 95min
ano de lançamento: 2015
direção: David Alfredson
roteiro: William Brookfield

Em Amsterdã, cinco amigos tentam se dar bem a todo custo e, para isso, resolvem sequestrar o milionário Freddy Heineken, a fim de conseguir uma boa quantia com o resgate.
Sem apresentar novidades aos filmes sobre sequestros e afins, Jogada de Mestre se perde num roteiro que, muitas vezes, parece não ter pé nem cabeça. Nem mesmo a interpretação com toques cômicos do veterano Anthony Hopkins consegue minimizar esses problemas.

Classificação: RUIM

Zohan: O Agente Bom de Corte

título original:  You Don't Mess With The Zohan
gênero: Comédia
duração: 113min
ano de lançamento: 2008
direção: Dennis Dugan
roteiro: Adam Sandler, Judd Apatow, Robert Smigel

Zohan é um agente do alto comando militar de Israel que finge a própria morte para realizar seu grande sonho: virar cabeleireiro em Nova York. Mas rapidamente sua verdadeira identidade virá à tona, e seus inimigos tentarão destruí-lo.
Um filme capaz de arrancar risadas esporádicas, mas que, embora comece bem, acaba se perdendo completamente ao longo da projeção. De interessante, há apenas a crítica inteligente, embora debochada e estereotipada, da relação entre os estadunidenses e os povos do Oriente Médio. Em vários momentos, o filme ultrapassa os limites do besteirol e se revela de mau gosto.

Classificação: PÉSSIMO

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Corrente do Mal

título original:  It Follows
gênero: Terror
duração: 100min
ano de lançamento: 2014
direção: David Robert Mitchell
roteiro: David Robert Mitchell

A jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa casual, ela passa a ser atormentada por estranhas visões e sente estar sendo constantemente perseguida.
Ao invés dos sustos e violência comuns em filmes de terror, Corrente do Mal aposta num clima angustiante para amedrontar os espectadores. O uso da trilha sonora, que é muito bem elaborada e executada, foge do lugar comum. A direção de arte ao estilo anos 70 é outro ponto forte da produção. O que poderia ser um exemplar inteligente do gênero, porém, se perde em um roteiro arrastado e confuso.

Classificação: REGULAR

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Exilados

título original:  Exiles
gênero: Drama
duração: 25min
ano de lançamento: 2013
direção: Tommy Bertelsen
roteiro: Troian Bellisario

"Exilados"  conta a história de um jovem assassino exilado da civilização que espera por sua esposa, uma fugitiva irresponsável que deixa tudo para trás para segui-lo. Após enfrentar a punição, a morte e o desconhecido, ela chega ao seu encontro. Mas agora confrontados por um ambiente deserto, terrível e infindável, os dois amantes percebem que são completos estranhos, conforme o banimento começa a separá-los.
O filme mostra a realidade de um relacionamento impulsivo e predestinado ao desgaste. O isolamento e as dificuldades de diálogo são consequencias desse desgaste. Troian Bellisario, atuando também como roteirista, mostra mais uma vez sua considerável capacidade como atriz dramática. A fotografia passa toda a sensação de sufocamento, desconforto e solidão vivida pelos personagens.

Classificação: BOM

O Doador de Memórias

título original:  The Giver
gênero: Ficção Científica
duração: 97min
ano de lançamento: 2014
direção: Phillip Noyce
roteiro: Vadim Perelman

Num mundo perfeito, onde não há mais guerras, racismo, tristezas ou doenças, todos são membros de uma comunidade e são encarregados de uma função específica. Aos 16 anos de idade, Jonas é selecionado para ser o novo Receptor de Memórias da sua comunidade, uma pessoa que tem a missão de guardar todas as memórias indesejáveis do passado e tristezas dos habitantes antes da construção do mundo perfeito. Contudo, Jonas acaba por descobrir que algo ocorreu no passado para que o mundo se tornasse essa falsa utopia, na realidade, uma verdadeira distopia.
O filme critica de forma metafórica as ilusões criadas no ambiente social, em que há uma tendência de enquadrar todas as pessoas em um mesmo padrão e ignorar emoções pertencentes à própria vida. O uso da fotografia, que começa em preto-e-branco e vai ganhando cor à medida que as emoções e memórias são evocadas, dá um tom poético à obra. O elenco, que conta com atores promissores e veteranos de peso, como Meryl Streep, desempenha bem seu papel, ainda que em alguns momentos fique devendo maior profundidade de interpretação. Nos 94 minutos de duração, o longa-metragem poderia ter apresentado um ritmo mais ágil.

Classificação: REGULAR

Immediately Afterlife

título original:  Immediately Afterlife
gênero: Drama
duração: 15min
ano de lançamento: 2013
direção: Hazart
roteiro: Hazart

Para um projeto que é resultado da união entre alguns atores e produtores da excelente série “Pretty Little Liars”, “Immediately Afterlife” deixa muito a desejar. Protagonizado por Troian Bellisario e Shay Mitchell, o curta-metragem conta a história de duas sobreviventes de um ato de suicídio de um culto religioso. Cheias de dúvidas, insatisfeitas, aliviadas e irritadas, as duas se perguntam os motivos para se juntar, viver e sobreviver no controle de seu líder.
O curta tenta representar o sentimento de quem deixa a vida passar sem resolver os seus problemas. É uma espécie de acerto de contas com a vida, mas retratado de forma confusa e superficial. As atrizes não conseguem imprimir o tom dramático necessário, principalmente Shay Mitchell.

Classificação: PÉSSIMO

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Por um Sentido na Vida

título original:  The Good Girl
gênero: Drama
duração: 93min
ano de lançamento: 2002
direção: Miguel Árteta
roteiro: Mike White

Justine Last é uma mulher frustrada com seu casamento, já que seu marido apenas pensa em fumar maconha com seu amigo Bubba. Cansada do atual relacionamento, ela acaba se envolvendo com Holden Worther, um colega de trabalho que acredita ser Holden Caufield, narrador do livro "O Apanhador no Campo de Centeio". Além de ter que lidar com a personalidade de Holden, a vida de Justine se transforma completamente após Bubba descobrir que ela está tendo um caso.
Este drama psicologicamente denso é um filme sobre as conturbadas relações amorosas e, principalmente, sobre a solidão humana. É, também, uma produção sobre pessoas comuns e a mesmice do cotidiano.  A marca registrada da obra é a boa qualidade do elenco, encabeçado por Jennifer Aniston, Jake Gyllenhaal e John C. Reilly em performances inspiradas.

Classificação: BOM

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Minha Vida Sem Mim

título original:  My Life Without Me
gênero: Drama
duração: 106min
ano de lançamento: 2003
direção: Isabel Coixet
roteiro: Isabel Coixet

A jovem Ann (Sarah Polley) descobre que está com câncer e tem dois meses de vida. Ela resolve não contar para sua família, e faz uma lista de coisas que deseja fazer antes de morrer, entre elas visitar seu pai na prisão, fazer outro homem se apaixonar por ela e gravar mensagens para suas filhas ouvirem em seus aniversários.
Um drama delicado sobre a proximidade da morte para alguém que, por ser ainda jovem e imatura, torna-se difícil julgar suas escolhas, desejos e reflexões. Sarah Polley sustenta com talento e força o complicado dilema da protagonista. A fotografia e trilha sonora seguem a beleza melancólica da obra.

Classificação: BOM

Lenda Urbana

título original:  Urban Legend
gênero: Terror
duração: 99min
ano de lançamento: 1998
direção: Jamie Blanks
roteiro: Silvio Horta

A protagonista é Alicia Witt, que interpreta Natalie, estudante perfeitinha da Universidade Pendleton. Ela e seus amigos tem aulas com o professor Wexler, especialista em Lendas Urbanas. Esse professor foi um dos sobreviventes na série de assassinatos que ocorreram 25 anos atrás, nessa mesma Universidade. Natalie é a primeira a descobrir que tem um novo assassino no Campus, quando seus amigos começam a ser assassinados um por um, todos vítimas de Lendas Urbanas.
O filme parte de uma premissa interessante (um serial killer que mata suas vítimas de acordo com lendas urbanas),  mas se perde em um roteiro repleto de furos e incoerências. O elenco apresenta composições superficiais e não consegue provocar empatia pelos personagens.

Classificação: RUIM

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Os Mistérios de Miss Fisher (1ª Temporada)

título original:  Miss Fisher's Murder Mysteries (Season 1)
gênero: Suspense
duração: 600min
ano de lançamento: 2012

A Honorável Srta. Phryne Fisher é uma mulher intrépida, glamourosa e moderna dos anos 1920. Depois de muitos anos na Europa, após uma infância pobre, e diversas mudanças pós 1° Guerra que a levam ao patamar da nobreza, Phryne volta a Melbourne, Austrália, em parte para começar uma nova vida em sua cidade natal, mas também para garantir que Murdoch Foyle, o homem que seria responsável pelo desaparecimento misterioso da sua irmã mais nova, nunca saia da cadeia. Com sua pistola dourada, afiada adaga e acima de tudo inteligência, Phryne encontra justiça para aqueles que não podem se ajudar. E assim, aos poucos, muitos se unem a sua causa. A série é baseada nos 18 romances policiais da afamada escritora australiana Kerry Greenwood.
A primeira temporada de "Os Mistérios de Miss Fisher" é uma série de suspense policial a la Agatha Christie com enredos brilhantemente arquitetados. Essie Davis se destaca no papel da detetive, uma mulher a frente do seu tempo. Todo o elenco de apoio está bem, principalmente Ashleigh Cummings como a empregada e fiel escudeira da protagonista. Os figurinos, trilha sonora e direção de arte reconstituindo os anos 20 são primorosos.

Classificação: MARAVILHOSO

sábado, 18 de julho de 2015

Uma Longa Jornada

título original:  The Longest Ride
gênero: Romance
duração: 139min
ano de lançamento: 2015
direção: George Tillman Jr.
roteiro: Craig Bolotin

Adaptação do livro de Nicholas Sparks. A vida de um jovem casal se entrelaça com a de um homem que os enxerga por intermédio de um antigo relacionamento amoroso.
O filme é uma defesa do amor e da felicidade de um casal, tanto coletiva como individual, acima de tudo que possa ser obstáculo para o relacionamento.  A perfeita empatia entre Britt Robertson, que aqui se destaca ao se mostrar firme e carismática, e Scott Eastwood é garantia para o sucesso e atração que o filme exerce sobre o público. Vale destacar, também, a presença do veterano Alan Alda no elenco. A trilha sonora de música country e as belas paisagens da Carolina do Norte  também merecem destaque.

Classificação: ÓTIMO

Renascida do Inferno

título original:  The Lazarus Effect
gênero: Terror
duração: 83min
ano de lançamento: 2015
direção: David Gelb
roteiro: Luke Dawsson, Jeremy Slater

Um grupo de estudantes de medicina descobre uma forma de trazer pacientes mortos à vida.
O filme é uma repetição patética e sem criatividade de outras obras que exploram o mesmo tema. Como filme de terror,  nem sequer consegue assustar o espectador. Até os efeitos especiais e a maquiagem são sofríveis.

Classificação: LIXO

Mom (1ª Temporada)

título original: Mom (Season 1)
gênero: Comédia
duração: 440min
ano de lançamento: 2013

A série foca em uma mãe solteira, ex-alcoólatra, interpretada por Anna Faris, tentando colocar sua vida em ordem no coração de Napa Valley.
"Mom" é uma série que trata temas sérios como alcoolismo e inconsciente coletivo através de um humor bastante ácido, que faz gargalhar e leva à reflexão. Anna Faris, a melhor comediante de sua geração, e Allison Janney formam uma dupla cômica incrível. Janney rouba a cena em diversos momentos, num papel que lhe rendeu o Emmy, o Oscar da televisão.

Classificação: ÓTIMO

Ravenswood (1ª Temporada)

título original: Ravenswood (Season 1)
gênero: Terror
duração: 420min
ano de lançamento: 2013

Ravenswood se passa numa cidade não muito longe de Rosewood, que sofreu uma maldição mortal por gerações. Cinco estranhos se vêem de repente conectados entre si por essa maldição fatal, e precisam cavar a misteriosa e terrível história da cidade, antes que seja tarde demais para todos eles.
Esse spin off de "Pretty Little Liars" é uma trama de horror e mistério completamente sem pé nem cabeça. Mal dirigido, o elenco se mostra artificial, com exceção da assustadora Meg Foster e de Tyler Blackburn, que tenta trazer a essa série o carisma de Caleb, mesmo personagem interpretado por ele em "Pretty Little Liars".

Classificação: PÉSSIMO