terça-feira, 20 de outubro de 2015

Um Senhor Estagiário

título original:  The Intern
gênero: Comédia
duração: 121 min
ano de lançamento: 2015
direção: Nancy Meyers
roteiro: Nancy Meyers

Aos 70 e tantos anos, Bem está viúvo e percebe que a aposentadoria não é lá aquilo que esperava. Aparece uma oportunidade e ele acaba se tornando um estagiário em uma revista de moda online. Será que o "velho" Ben conseguirá se adaptar ao novo emprego?
É um filme divertido e envolvente, beneficiado pelo talento de Anne Hathaway e Robert De Niro. Os dois atores de peso, além de capricharem em suas composições individuais, revelam-se uma dupla de primeiro nível, mostrando perfeita sintonia em cena. A diretora Nancy Meyers, especialista em obras leves e interessantes, confere charme a esta produção despretensiosa, mas que faz que faz pensar sobre os temas retratados. O sexismo, tanto nas empresas quanto na sociedade em geral, é um dos assuntos abordados, assim como a tendência de não reconhecer o valor e a experiência das pessoas mais velhas.

Classificação: ÓTIMO

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Espiã que Sabia de Menos

título original:  Spy
gênero: Comédia
duração: 120 min
ano de lançamento: 2015
direção: Paul Feig
roteiro: Paul Feig

Susan Cooper é uma despretensiosa analista de base da CIA, e heroína não reconhecida por trás das missões mais perigosas da Agência. Mas quando seu parceiro sai da jogada, e outro agente fica comprometido, Susan se voluntaria para se infiltrar no mundo de um traficante de armas mortais e evitar um desastre global.
Essa divertida comédia que satiriza os filmes de espionagem é uma produção moldada ao jeito de fazer humor de Melissa McCarthy. A atriz está impagável e muito à vontade no papel principal. O ótimo elenco de apoio cria uma galeria de coadjuvantes interessantes e divertidos que, assim como a personagem principal, constroem vínculo com o espectador. Ainda que as piadas incessantes e os rumos imprevisíveis do enredo envolvam, a obra seria mais eficaz caso contasse com menor tempo de projeção.

Classificação: BOM

Refém do Espírito

título original:  100 Feet
gênero: Terror
duração: 105min
ano de lançamento: 2008
direção: Eric Red
roteiro: Eric Red

Ainda que em legítima defesa, Marnie Watson é sentenciada por matar o marido, mas recebe liberdade condicional sob a condição de usar uma tornozeleira eletrônica. O parceiro de seu marido – que era um violento policial em Nova York – fica de tocaia na frente da casa, esperando que ela viole as regras e volte para trás das grades. Marnie não tarda a descobrir que carregar um rastreador na perna será o menor de seus problemas; o falecido marido é agora um fantasma que permaneceu na casa.
Refém do Espírito é um filme indeciso: ora opta pela construção de uma atmosfera lenta para provocar agonia e suspense, ora apela para o sobrenatural violento e agressivo. Ao conduzir a trama dessa maneira, o diretor e roteirista Eric Red não consegue atingir seus objetivos de envolver e assustar. Trata-se de um filme lento, raso e repetitivo durante as menos de duas horas de duração. Nem os esforços de Famke Jenssen conseguem imprimir maior profundidade à obra. Mesmo algumas opções de fotografia, trilha sonora e roteiro não escapam do lugar comum

Classificação: RUIM

domingo, 4 de outubro de 2015

Pixels

título original:  Pixels
gênero: Comédia
duração: 105min
ano de lançamento: 2015
direção: Chris Columbus
roteiro: Tim Herlihy, Timothy Dowling, Adam Sandler

Na trama de "Pixels", especialistas em jogos de vídeo game são recrutados pelo exército para lutar contra personagens da era de jogos dos anos 80 que atacaram Nova York.
Despretensioso e com toques de humor ingênuo, “Pixels” é um filme bobinho, mas cumpre o objetivo de entreter. Mesmo sem provocar gargalhadas, a obra revela-se um passatempo razoável ao combinar ação, aventura, comédia e um pouco de romance. O elenco mostra-se simpático na composição dos personagens. Adam Sandler surpreende com um desempenho mais contido que o habitual, perfeitamente adequado ao papel. A trilha sonora favorece o clima alegre da produção. 

Classificação: REGULAR

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Que Horas Ela Volta?

título original:  Que Horas Ela Volta?
gênero: Drama
duração: 114min
ano de lançamento: 2015
direção: Anna Muylaert
roteiro: Anna Muylaert

"Que Horas Ela Volta?" conta a história de Val, uma mãe que deixa a filha no interior de Pernambuco para se tornar babá em São Paulo. Depois de alguns anos, a menina se muda para morar com a mãe na capital paulista, mas a situação se complica quando as duas deixam de seguir o protocolo imposto aos empregados.
A trama de Que Horas Ela Volta, representante do Brasil no Oscar 2016, trata de situações rotineiras, mas consegue ser profundamente realista e impactante. Ao abordar nuances do relacionamento humano, focando nas regras tácitas do relacionamento entre patrões e empregados, a cineasta Anna Muylaert revela as máscaras que imperam nessas relações. Assim, tira o espectador de sua zona de conforto e o leva à reflexão. Regina Casé, em performance amplamente premiada mundo afora, está mesmo muito bem, em um papel típico da atriz.

Classificação: ÓTIMO