sábado, 12 de setembro de 2015

Jogada de Mestre

título original:  Kidnapping Mr. Heineken
gênero: Ação
duração: 95min
ano de lançamento: 2015
direção: David Alfredson
roteiro: William Brookfield

Em Amsterdã, cinco amigos tentam se dar bem a todo custo e, para isso, resolvem sequestrar o milionário Freddy Heineken, a fim de conseguir uma boa quantia com o resgate.
Sem apresentar novidades aos filmes sobre sequestros e afins, Jogada de Mestre se perde num roteiro que, muitas vezes, parece não ter pé nem cabeça. Nem mesmo a interpretação com toques cômicos do veterano Anthony Hopkins consegue minimizar esses problemas.

Classificação: RUIM

Zohan: O Agente Bom de Corte

título original:  You Don't Mess With The Zohan
gênero: Comédia
duração: 113min
ano de lançamento: 2008
direção: Dennis Dugan
roteiro: Adam Sandler, Judd Apatow, Robert Smigel

Zohan é um agente do alto comando militar de Israel que finge a própria morte para realizar seu grande sonho: virar cabeleireiro em Nova York. Mas rapidamente sua verdadeira identidade virá à tona, e seus inimigos tentarão destruí-lo.
Um filme capaz de arrancar risadas esporádicas, mas que, embora comece bem, acaba se perdendo completamente ao longo da projeção. De interessante, há apenas a crítica inteligente, embora debochada e estereotipada, da relação entre os estadunidenses e os povos do Oriente Médio. Em vários momentos, o filme ultrapassa os limites do besteirol e se revela de mau gosto.

Classificação: PÉSSIMO

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Corrente do Mal

título original:  It Follows
gênero: Terror
duração: 100min
ano de lançamento: 2014
direção: David Robert Mitchell
roteiro: David Robert Mitchell

A jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa casual, ela passa a ser atormentada por estranhas visões e sente estar sendo constantemente perseguida.
Ao invés dos sustos e violência comuns em filmes de terror, Corrente do Mal aposta num clima angustiante para amedrontar os espectadores. O uso da trilha sonora, que é muito bem elaborada e executada, foge do lugar comum. A direção de arte ao estilo anos 70 é outro ponto forte da produção. O que poderia ser um exemplar inteligente do gênero, porém, se perde em um roteiro arrastado e confuso.

Classificação: REGULAR

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Exilados

título original:  Exiles
gênero: Drama
duração: 25min
ano de lançamento: 2013
direção: Tommy Bertelsen
roteiro: Troian Bellisario

"Exilados"  conta a história de um jovem assassino exilado da civilização que espera por sua esposa, uma fugitiva irresponsável que deixa tudo para trás para segui-lo. Após enfrentar a punição, a morte e o desconhecido, ela chega ao seu encontro. Mas agora confrontados por um ambiente deserto, terrível e infindável, os dois amantes percebem que são completos estranhos, conforme o banimento começa a separá-los.
O filme mostra a realidade de um relacionamento impulsivo e predestinado ao desgaste. O isolamento e as dificuldades de diálogo são consequencias desse desgaste. Troian Bellisario, atuando também como roteirista, mostra mais uma vez sua considerável capacidade como atriz dramática. A fotografia passa toda a sensação de sufocamento, desconforto e solidão vivida pelos personagens.

Classificação: BOM

O Doador de Memórias

título original:  The Giver
gênero: Ficção Científica
duração: 97min
ano de lançamento: 2014
direção: Phillip Noyce
roteiro: Vadim Perelman

Num mundo perfeito, onde não há mais guerras, racismo, tristezas ou doenças, todos são membros de uma comunidade e são encarregados de uma função específica. Aos 16 anos de idade, Jonas é selecionado para ser o novo Receptor de Memórias da sua comunidade, uma pessoa que tem a missão de guardar todas as memórias indesejáveis do passado e tristezas dos habitantes antes da construção do mundo perfeito. Contudo, Jonas acaba por descobrir que algo ocorreu no passado para que o mundo se tornasse essa falsa utopia, na realidade, uma verdadeira distopia.
O filme critica de forma metafórica as ilusões criadas no ambiente social, em que há uma tendência de enquadrar todas as pessoas em um mesmo padrão e ignorar emoções pertencentes à própria vida. O uso da fotografia, que começa em preto-e-branco e vai ganhando cor à medida que as emoções e memórias são evocadas, dá um tom poético à obra. O elenco, que conta com atores promissores e veteranos de peso, como Meryl Streep, desempenha bem seu papel, ainda que em alguns momentos fique devendo maior profundidade de interpretação. Nos 94 minutos de duração, o longa-metragem poderia ter apresentado um ritmo mais ágil.

Classificação: REGULAR

Immediately Afterlife

título original:  Immediately Afterlife
gênero: Drama
duração: 15min
ano de lançamento: 2013
direção: Hazart
roteiro: Hazart

Para um projeto que é resultado da união entre alguns atores e produtores da excelente série “Pretty Little Liars”, “Immediately Afterlife” deixa muito a desejar. Protagonizado por Troian Bellisario e Shay Mitchell, o curta-metragem conta a história de duas sobreviventes de um ato de suicídio de um culto religioso. Cheias de dúvidas, insatisfeitas, aliviadas e irritadas, as duas se perguntam os motivos para se juntar, viver e sobreviver no controle de seu líder.
O curta tenta representar o sentimento de quem deixa a vida passar sem resolver os seus problemas. É uma espécie de acerto de contas com a vida, mas retratado de forma confusa e superficial. As atrizes não conseguem imprimir o tom dramático necessário, principalmente Shay Mitchell.

Classificação: PÉSSIMO